Lendo um livro utilizando a técnica de Pomodoro

Lendo um livro utilizando a técnica de Pomodoro

Ler um livro pode ser uma tarefa difícil para alguns, para outros nem tanto. A questão é que ler um livro de forma contínua ás vezes pode ser complicado para ambos, considerando as distrações do dia-a-dia que desfocam a leitura e o próprio cansaço vindo do esforço intelectual que é feito se ficarmos muito tempo lendo algo.

Nesse fim de semana pude experimentar alguns aspectos da técnica de Pomodoro para a leitura de um livro.

Sobre a técnica de Pomodoro

A técnica de Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que contribui diretamente para a produtividade na realização de tarefas. Ela ajuda a evitar cansaço e distrações pois utiliza de curtas paradas que contribui para manter o foco e energia necessários para o cumprimento total da atividade.

Veja abaixo um pequeno vídeo que explica como funciona a Técnica de Pomodoro.

Na prática, trabalhamos 25 minutos focados na atividade e temos 5 minutos de descanso. Após 4 sessões de 25 minutos tem a parada longa que pode ser de 20 a 30 minutos, dependendo do que você precisa.

A experiência que tive com a técnica de Pomodoro

Abaixo estarei relatando minha experiência utilizando a técnica de Pomodoro. Importante ressaltar que não usei de todos os passos da metodologia. Procurei utilizar dos aspectos mais importantes que realmente fariam diferença na atividade proposta.

Definindo o objetivo

Livro - A Cabeça de Steve Jobs de Leander Kahney
Livro – A Cabeça de Steve Jobs de Leander Kahney

Antes de começar qualquer atividade usando o Pomodoro é plausível definir o objetivo, com ele você sabe exatamente onde quer chegar e quando precisa parar. Nesse caso o meu objetivo era ler todo o livro A Cabeça de Steve Jobs que possui 240 páginas.

Preparando o ambiente

Nessa etapa preparei o ambiente de trabalho para evitar interrupções. Isso varia muito conforme a atividade, no nosso exemplo, precisei apenas do livro e concentração, ou seja, quaisquer outras coisas como: internet, redes sociais, pessoas, e-mails era pura distração.

Dessa forma desliguei notificações do celular, tranquei a porta do quarto, sentei de forma confortável e preparei uma boa música instrumental e calma para ajudar na concentração, especificamente essa playlist do Spotify.

Configurando o timer

Configurando o timer no Pomodoro
Configurando o timer no Pomodoro

Nessa etapa configurei o timer para 25 minutos como proposto na técnica de Pomodoro. No meu caso utilizei um App para Android chamado Clear Focus, próprio para a técnica de Pomodoro. O importante é utilizar algo que lhe avise quando completou uma sessão do Pomodoro e quando acabou o intervalo.

Trabalho focado

Trabalho focado usando a técnica de Pomodoro
Trabalho focado usando a técnica de Pomodoro

Nessa etapa é onde o trabalho aconteceu de fato durante os 25 minutos configurados no timer. Procurei respeitar esse período mesmo quando a leitura estava ótima, pois como a metodologia diz: os intervalos são preciosos para evitar o cansaço e a perda de desempenho.

Descanso de 5 minutos

Após cada sessão de 25 minutos de leitura, pausei por 5 minutos. Utilizei desse tempo para relaxar, ir ao banheiro, checar redes sociais etc. A única coisa que não fiz foi continuar lendo. Esse período foi essencial para recarregar as energias para a sessão seguinte.

Descanso de 20 a 30 minutos

Depois de completar 4 sessões de 25 minutos de leitura, utilizei do descanso longo, que é de 20 á 30 minutos. Aproveitei esse tempo para tomar café da tarde, jantar, relaxar, checar redes sociais, ir ao banheiro etc. Esse período dá uma grande energia extra, possibilitando que o cérebro descanse e fique estável para continuar a jornada.

Resultado

Após a longa jornada de 5:52 cheguei ao objetivo de ler o livro inteiro. O interessante de ter usado o aplicativo é que ele mostrou estatísticas do trabalho. Veja abaixo:

Quantidade de sessões completas utilizando a Técnica de Pomodoro
Quantidade de sessões completas utilizando a Técnica de Pomodoro
Período de tempo trabalhado utilizando a Técnica de Pomodoro
Período de tempo trabalhado utilizando a Técnica de Pomodoro

Com isso pude saber quanto tempo levei de fato para concluir o trabalho e quantos Pomodoros precisei utilizar para atingir o objetivo.

Conclusão

A técnica de Pomodoro se mostrou um método bastante eficiente para leitura de um livro. Pois ela me proporcionou uma leitura focada por um longo período de tempo e ajudou no bom aproveitamento do conteúdo do livro pois os intervalos contribuiram para manter as energias, e possibilitou que o cérebro ficasse descansado para receber novas informações.

Obviamente que algumas das coisas que falei aqui não fazem sentido para você, tendo em vista que cada pessoa possui hábitos e características diferentes que facilitam ou não o uso dessa técnica.

Espero que você tenha aproveitado algo dessa leitura e que consiga incorporar a técnica de Pomodoro na leitura de seus livros 🙂

Fonte de pesquisa: The Pomodoro Technique

Este post tem 4 comentários

  1. Muito legal o artigo, Junior.

    Parabéns!

  2. Vou começar a aplicar essa técnica para leituras e depois quem sabe utilizo ela para a monografia. Acho que é uma ótima forma de administrar o tempo quando se tem tantas distrações quando queremos focar em algo.

    1. Obrigado pelo seu comentário Thais. Depois se quiser comentar sua experiência. Obrigado 🙂

Deixe uma resposta

Fechar Menu