Como Configurar um Servidor Amazon Gratuito por Um Ano

Como Configurar um Servidor Amazon Gratuito por Um Ano

A Amazon, um dos maiores players do mercado de hosting, se não o maior, possibilita que qualquer usuário qualquer usuário que tenha um pouco de conhecimento técnico e vontade de aprender, é claro, a utilizar o seu serviço de hospedagem Cloud por 1 ano de forma Gratuita, com algumas limitações obviamente.

É um processo um pouco “cansativo” pois requer uma série de configurações como qualquer outro servidor cru para fazer com que uma aplicação rode normalmente.

Não vou falar de forma detalhada como fiz todo o processo mas vou mostrar como funciona os dois serviços que utilizei para colocar esse blog no ar, o Amazon EC2 para gerenciamento do Servidor e o Route 53 para configuração dos records de DNS.

Primeiro Passo com a Amazon

Primeiramente é necessário ter uma conta na Amazon e um cartão de crédito válido que pede no cadastro. Após isso acessar o console de gerenciamento dos serviços.

AWS Management Console Home

Utilizando o EC2 Service da Amazon

Acessando pela primeira vez o Serviço EC2, você terá que “Startar” uma instância, que nada mais é que escolher o Sistema Operacional do servidor e algumas configurações bem técnicas que acabei não alterando os padrões. Se der tudo certo após criar a instância, você terá algo como a imagem abaixo:

Screen Shot 2013-05-10 at 04.02.07

Com a estância configurada é necessário acessá-la via SSH para instalar pacotes e fazer outras configurações. É importante notar que Amazon fornece uma chave SSH privada para acesso ao servidor. É interessante salvar em local seguro e claro não perder de jeito nenhum, caso contrário terá que configurar nova instância como aconteceu comigo :P. Para acessar via SSH basta seguir as intruções abaixo com o endereço de ip da sua instância e a chave privada que foi baixada para seu computador.

Screen Shot 2013-05-10 at 04.07.48

Após consegui acessar o servidor via SSH, basta instalar e configurar os pacotes básicos (Mysql, PHP, Apache, Ftp). Se você escolheu a distribuição Linux modificada pela Amazon, acredito que seja a primeira da lista, o instalador de pacotes é o yum. Se você quiser instalar o mysql por exemplo, basta digitar no terminal:

yum install mysqld

Após instalar os pacotes e iniciar os serviços, temos que configurar os Virtual Hosts e também colocar os arquivos do site. Por padrão essa distribuição utilizada pela Amazon deixa os arquivos em /var/www/html/. Após colocar os arquivos do seu site nessa pasta, teoricamente se você tentar acessar o site pelo Public DNS fornecido pela Amazon vai conseguir.

Utilizando o Route C3 para Configurar os DNS

Depois de configurar o servidor e fazer funcionar seu site, você deve apontar o DNS do seu domínio para o seu servidor. Para fazer isso você utilizar o Amazon Route 53.

Primeiramente você deve criar a zona de host (Hosted Zone) informando o domínio. Após isso você selecionar o domínio criado e editar os records (Go to Record Sets). Após configurado ficará algo como imagem abaixando, obviamente com os dados de ip e dns do seu servidor.

Screen Shot 2013-05-10 at 04.25.20

Após configurar os records é necessário alterar os DNS no seu domínio, para isso você deve acessar o painel do seu provedor de domínio (Registro.br, Rede Host, GoDaddy) e colcar os records fornecidos pela Amazon.

Se tudo ocorreu bem após a propagação do DNS você conseguirá acessar o seu site pelo domínio configurado 🙂

Como falei no começo não iria falar todos os detalhes, a intenção era ter uma visão geral dessa “barganha” que a Amazon oferece.  Obviamente que o restante dos serviços da Amazon oferecem uma série de recursos específicos para aplicações mais exigentes. Se você quer ser aprofundar mais sobre os serviços da Amazon, sugiro que leia diretamente no site deles clicando aqui.

Este post tem 8 comentários

  1. Parabéns, pelo post!
    Dúvida depois do prazo de um ano sabe quanto custa a hospedagem ? para algo como este blog mesmo.

    1. Não sei, pois depende muito da demanda.

  2. Parabéns Arlindo Jr, seu post me ajudou muito, eu estava fazendo o (Record Set Type A) errado , seu tutorial me ajudou muito!
    Vou fazer um post em meu blog e colocar seu post como referência.
    Obrigado

    1. Opa, obrigado Thadeu. Que bom que foi útil pra você!

  3. Olá, quanto voce cobra pra entregar o ec2 da amazon todo configurado somente pra eu subir os arquivos por ftp?

Deixe uma resposta

Fechar Menu